Piso sobre Piso

Piso sobre Piso

Piso sobre Piso

Piso sobre Piso – um chão para ser pisado com os olhos – 2017/2018

Tamanho: 3 m2

Material: Cerâmica

A presente proposta consiste em realizar uma instalação ocupando um espaço na Casa Ponce Paz com pisos de cerâmica no formato “sextavado” – forma hexagonal. Esta ideia surgiu – justificando a escolha deste formato da cerâmica -, observando o piso da Pinacoteca Municipal/Casa Ponce Paz, localizada em Bauru/SP. Será um “site specific”, ocupando os espaços da própria casa que possuem estes elementos cerâmicos, criando uma sobreposição com camadas.

Estes pisos de cerâmica vermelha representam uma produção muito comum nas décadas de 40 e 50 no estado de São Paulo, juntamente com a técnica da aplicação de caquinhos para o revestimento das partes externas, característico da arquitetura paulista naquele período. Minha infância e adolescência foram vivenciadas na cidade de São Paulo, onde morei por muitos anos numa residência que havia estes elementos: caquinhos nos quintais e os pisos sextavados de cerâmica vermelha na cozinha e banheiros. Será utilizada uma argila vermelha encontrada na região para manter uma identidade. Como acabamento utilizaremos pinturas com engobes e as peças passarão apenas por uma única queima.

Por fim, “será um chão para ser pisado com os olhos”. interferindo no  ambiente, criando um ruído visual no espaço arquitetônico.


Ronaldo Gifalli – São Paulo/SP – 1959

proacsp
prefeitura-bauru
cidade-movimento-bauru
top-fm
eme-d
secretaria-cultura-governo-sp