Documentário sobre a Moda Caipira de Raízes, sua estética e contexto sociocultural: as origens da música e do instrumento, os cantadores e poetas, principalmente a moda caipira como manifestação oral-popular e sua realidade enquanto expressão etnocultural.
Situa a Moda Caipira como uma das principais vertentes da Música Brasileira erudita e popular. Aborda o tema através de sínteses informativas, ilustrações musicais de proeminentes intérpretes (utilizando-se de desempenhos especiais para o documentário e fontes de arquivos) e de cenas do cotidiano que permeiam a existência rural caipira e sua projeção no mundo urbano.
O filme é baseado no livro “A Moda É Viola – Ensaio do Cantar Caipira” de Romildo Sant’Anna, o apresentador do filme. É dedicado a Inezita Barroso e homenagem ao programa “Viola, Minha Viola” e seu público. Tem a participação de dezenas de violeiros, duplas e compositores como Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho, Angelino de Oliveira, Raul Torres, João Pacífico, Pedro Bento e Zé da Estrada, Vieira e Vieirinha, Bambico, Osni Ribeiro, Matuto Moderno, Trio Tamoyo, Célia e Celma, As Galvão, Ivan Vilela, Roberto Correa, Ramiro Viola e Pardini, Tonico e Tinoco, Mococa e Paraíso, Mario Zan, Fulanos de Tal.