Romildo Sant’Anna

Romildo Sant’Anna

Romildo Sant’Anna

Jornalista, Escritor, Pesquisador e Professor Universitário |

O jornalista, escritor, pesquisador e professor universitário Romildo Sant’Anna, é diretor do Museu de Arte Primitivista “José Antônio da Silva” (MAP), de São José do Rio Preto. Autor de livros como ‘A Moda É Viola – Ensaio do Cantar Caipira’, ‘Silva, Quadros e Livros: Um Artista Caipira’ e ‘Naïf Caipira: José Antônio da Silva em Caleidoscópio’. Sant’Anna tem um sentimento de dívida com o colorista Naïf, que levou a cidade de São José do Rio Preto ao exterior.

Atuou como professor de “História da Arte”, “Literatura Hispano-americana” e “Teoria da Literatura” no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, conhecido popularmente como Ibilce, durante 27 anos e também membro da Fundunesp por 11 anos, na coordenação das provas vestibulares de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da VUNESP.

É mestre em Linguística Aplicada e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e livre-docente em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UNESP. Orientou 19 dissertações de Mestrado e três teses de Doutorado, é assessor científico da CAPES, CNPq e FAPESP e foi subsecretário regional da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Fez teatro, cinema, televisão, fotografia, publicou dezenas de ensaios em revistas especializadas, 1500 crônicas em jornais e revistas, e sete livros individuais (sendo um traduzido e publicado em língua espanhola). Entre mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, recebeu o “Prêmio Estímulo” (Governador do Estado de São Paulo) e “Prêmio Casa de las Américas” (Havana).

proacsp
prefeitura-bauru
cidade-movimento-bauru
top-fm
eme-d
secretaria-cultura-governo-sp