Mestre Marquinhos e o Grupo Crispim Menino Levado com Tiririca

Mestre Marquinhos e o Grupo  Crispim Menino Levado com Tiririca

Mestre Marquinhos e o Grupo Crispim Menino Levado com Tiririca

Capoeira Paulista |

O Centro Cultural Crispim Menino Levado, localizado na Estação Cultura, na Praça Marechal Floriano de Campinas, mais precisamente na sala da Salvaguarda da Capoeira é a sede do grupo coordenado pelo Mestre Marquinhos Simplicio. Criado em 1978, dedica-se ao ensino da capoeira Angola, Tiririca e os Sambas de Roda, de Bumbo, Lenço Rural Paulista, Coco, Ciranda e a Pedagogia Griô.

Marcos Simplício ou “Mestre Marquinhos” teve os ensinamentos de mestre Juvenil Gripp, o mestre Ju, na “Academia de Capoeira Angola e Regional Círculo Fechado”. Em 2004 o Crispim Menino Levado realizou o “I Seminário da História da Capoeira em Campinas”, com o propósito de debater e divulgar os aspectos da cultura afro-brasileira na cidade.

Dessa ação, surgiu a “Roda do Conhecimento” com o intuito de discutir a história da cultura negra e popular de Campinas, que vem ocorrendo pelo menos três vezes por ano. Além dessa ação, o Mestre Marquinhos e o grupo Crispim Menino Levado integram a Ação Griô Nacional, uma rede que integra 130 pontos de cultura e 600 instituições de ensino com missão instituir uma política nacional de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral, em diálogo com a educação formal, para promover o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro.

proacsp
prefeitura-bauru
cidade-movimento-bauru
top-fm
eme-d
secretaria-cultura-governo-sp