DJ Paulão

DJ Paulão

DJ Paulão

Paulo Sakae Tahira, 43 anos, é DJ, proprietário da ‘Patuá Discos’, uma loja especializada em discos de vinil, na Vila Madalena, São Paulo. Além disso, é radialista, cientista político de formação e curador de projetos culturais.

Em 1992 ingressou no coletivo que deu origem à Rádio MUDA, hoje uma referência mundial em radiodifusão alternativa. Teve participações esporádicas na Educadora FM de Campinas. DJ Paulão é referência na nova geração quando se fala em pesquisas sobre a música brasileira.

Pesquisador do Tropicalismo nos anos 90 e discografia do Brasil nos últimos 60 anos. Em 2005, colaborou com a exposição Tropicália: ‘A revolution in Brazilian culture’, realizada pelo Museum of Contemporary Art de Chicago e pelo Bronx Museum of Art, e responsável pela volta dos Mutantes, em show apoteótico no Barbican Gallery of London.

Em 2012 auxiliou com pesquisa discográfica no filme Tropicália, de Marcelo Machado. Lançou seu primeiro vinil, BRAZUCA! samba rock and brazilian groove in the golden years (1966-1978), uma coletânea de samba rock e soul brasileiro lançada pelo selo holandes Kindred Spirits em 2013.

No momento, concentra sua pesquisa musical em músicas brasileiras com influências de matrizes africanas, e na herança musical das religiões afrobrasileiras. Esse será o tema da próxima compilação, Afrobrazuca!

Em 2006 recebeu da Câmara Municipal de Campinas o Diploma de Mérito ‘Zumbi dos Palmares’, pelo ‘destaque na defesa e na integração social dos membros da comunidade e na difusão da cultura afrobrasileira’.

Atualmente pesquisa a história do samba rock e dos bailes do Brasil para um livro a ser lançado. Está preparando a volta da sua coluna musical Hérnia de Discos, além de trabalhar semanalmente no programa de rádio especializado em músicas gravadas em vinil, o Brazuca!, em parceria com o também DJ Formiga, na http://radiosilva.org/

proacsp
prefeitura-bauru
cidade-movimento-bauru
top-fm
eme-d
secretaria-cultura-governo-sp